segunda-feira, 27 de agosto de 2007

Como será Frida

Frida é uma menininha que não existe. Uma coalização da minha mente e das minhas horas, de ócio quando estou só, e de amor com Jefferson. Frida, assim, Frida: minha filha hipotética.
Frida será de leão, com ascendente em áries. Terá os lindos olhos verdes do pai, os cabelos lisos da mãe. Viverá num lar onde o amor seja palavra de ordem; onde respeito, tanto pelos pais dela, quanto pelos demais, será a conduta máxima. Aos seis anos, Frida acreditará em duendes, fadas, sacis, coelhinho de páscoa. Para que privá-la do tão breve período de sua vida em que ela poderá ser ingênua, sem culpa? Com cuidado e limites, estimularei sua imaginação para que ela nunca deixe se levar pela leviandade do mundo; em contrapartida, serei a primeira a torcer pelos seus sonhos.
Quando minha filha atingir seus 11 anos, sentirei os temores de ser mãe de uma pré-adolescente; como dói adolescer. E o máximo que poderei fazer é inferir sobre as atitudes que terceiros tomarão em relação à sua conduta, ao seu caráter, com base na minha experiência própria. Paulatina e dolorosamente, Frida irá amadurecer. Ela chegará a seus 17 anos, e já terá uma certa maturidade quanto a várias questões, muitas das quais será instruída cedo, tanto pelo pai, quanto pela mãe. Frida será o produto meticulosamente conjunto de duas pessoas que se amam, e será exatamente a metade Ana, a metade Jefferson.
Discutirei com Frida. Ela vai me dizer palavras duras, que retribuirei, no calor da dicussão. Então, ela se trancará em seu quarto e chorará, copiosamente. Não nos falaremos, por dias, talvez. Ela vai aliar-se ao pai, quando isso acontecer, e vice-versa. Às vezes, se sentirá completamente sozinha no mundo, e experimentará a essência estranha do que é a escuridão.
Mas ela saberá voltar, pois, ainda que ínfima, haverá a chama acesa do amor que lhe trouxe ao mundo e nunca se esvairá de dentro dela.
Frida então terá seus 20 anos. Estará trabalhando, impossível dizer em quê. Ou dentro de uma faculdade. Fora do país, morando só. Ou ainda sob meus cuidados: impossível também calcular se ela nascerá sob condições normais. Acontece que Frida será a filha mais bonita, mais inteligente, mais maravilhosa e especial do mundo: será minha. Minha e de Jefferson.
Será a menina que vai mostrar que determinadas coisas vem pra ficar, que alguns nomes são imortais e imperecíveis. Frida será a razão que explicará os maiores mistérios do universo.
Frida é o amor. E o amor é a explicação de todas as coisas.

Nenhum comentário: