quinta-feira, 19 de julho de 2007

Os desafios de uma comunista de 18 anos

Chego à sala pela manhã, no curso. Meus pés cansados, meus olhos involuntariamente abertos. Repouso minha mochila suja na cadeira da frente, pego meus cadernos e canetas. Ouço um amigo falar do acidente aéreo em Congonhas; também manifesto meus profundos pêsames. Cada voz, uma versão. Prefiro não entrar nesse mérito, por enquanto.
O professor começa a ditar, a aula é história e o tema é bipolarização mundial e suas conseqüências. Gosto de entrar nesses temas e, sempre que possível, fazer alusões hodiernas em relação ao mesmo. O professor cita capitalismo X socialismo. Meu lado comunista começa a falar por mim, natural. Então meus colegas de classe começam a zuar, falando que, embora o socialismo seja, sim, um sistema demagogicamente bonito, ele é iniviável. Repasso, dizendo que é o pensamento individual-capitalista que nos induz a pensar exatamente assim. E fica naquele pingue-pongue.
Volto pra casa, algumas horas depois. Ao chegar à rua da minha casa, há um movimento na mesma. Olho para um lado e para o outro: a tocha olímpica vai passar. Vou andando, devagar, em direção à minha casa, quando, espreitando perto do portão, estão minhas duas primas e meu vizinho.
Ficamos conversando no portão, quando chegam dois amigos delas.
_ Ai... isso aqui tá um inferno hoje...
O amigo concorda com a menina:
_ Tá mesmo.
Ela:
_ Só gente feia
Calo. Ela, não:
_ Esse calor, essa gente feia, esses pivetinhos de colégio público... Caxias é só derrota!
_ Porque você se incomoda tanto assim com os "pivetinhos de colégio público"? - quebro o meu silêncio por insuportá-lo.
_ Ah, fala sério! Bando de gentinha!
_ Se eles fossem do PH você se importaria tanto assim?
_ Se eles fossem do PH teriam nível.
_ Nível? Defina nível.
_ Educação, boas maneiras. Resumidamente.
_ Acho que vivendo à margem da sociedade, em condições precárias, a pessoa só aprende a reproduzir o meio em que vive. E, não que não exista o contrário, mas nesse meio, o predomínio da má-educação, das boas maneiras, da gravidez aos 13 é muito comum. É quase cultural.
Não agüento mais ouvir o que ela teria a dizer e subo as escadas da minha casa. Entro no orkut e no msn, fico alguns minutos; o suficiente para ficar de saco cheio com o papo fútil dessas galeras. Um ou outro conversa sobre um tema mais relevante.
É bem difícil ser comunista aos 18 anos. Bem difícil, mesmo. A impressão que tenho é que estou nadando contra a pior correnteza. Mas quer saber? Prefiro morrer afogada a viver sem pensar por mim mesma.

Nenhum comentário: