sábado, 17 de setembro de 2016

Quinto Encontro do Grupo dos Veteranos

meu pai escolheu
a melhor gravata
aposentado
no sábado antes das 9
estava acordado

regou as plantas na varanda
deu de comer aos pássaros

nove horas e meu pai
fazendo torradas
perfeitamente quadradas
perfeitamente douradas
e também café e organizando a mesa

meu pai gosta de comerciais

os cremes no banheiro
brancos
todos os cremes do banheiro ou são brancos
ou amarelos
ou levemente azuis
e quando abertos cheiram
a misturas que terminam com nomes
de compostos químicos
de tão grandes,
germânicos

onze horas e meu pai
tábua posta no umbigo
a quentura do ferro testada na ponta
dos dedos
meu pai assovia
a mesma canção de sempre

sem paciência minha mãe se queixa
da água derrubada pelo chão
dando formato às pegadas
meu pai,
os olhos encolhidos de criança
beijam até seus palavrões

paulinho da viola canta na cozinha
uma canção sobre indiferença

meu pai tem cabelos muito cheios e pretos
e bem penteados para trás
uma flor invisível na mão esquerda
bolo de milho na direita
hoje é o quinto encontro da turma do ginásio
meu pai encontrará amigos
alguns bebendo, alguns mentindo
sobre sucesso mulher e filhos
a petrobrás e o lula enquanto
um amigo defenderá a polícia
o outro gritará fora temer
e no fundo do salão verá sua primeira namorada
e a filha que ela teve mexendo no celular
a filha que ela teve não sou eu

taiguara canta na cozinha
uma canção sobre o tempo.

Nenhum comentário: