domingo, 14 de setembro de 2008

Etiqueta orkutiana

Acho que orkut hoje em dia virou CPF. Identidade; pessoal, intransferível e que não fica só no plano virtual, não mesmo.
É cada vez mais comum a gente ver as pessoas reagindo por aí conforme atitudes tomadas no orkut. Quer simples exemplos? "Viu aquele scrap queima-filme que aquela garota deixou no orkut do namorado dela? Eles até brigaram por isso!" "Aí cara, tá ligado daquela mina que fuçou meu perfil, da faculdade? Tô achando que ela tá me dando mole!" "Caraaaaaca amiga, aquela pessoa fuxicou meu perfil e nem sequer me adicionou! Tá vendo!? Se fosse um desconhecido, mas pô, é aquela pessoa! Como pode, né? Também fucei o dela e, CLARO, não add." Tenho certeza que você se familiarizou com, pelo menos, algumas das três frases. Eu mesma disse a última, hoje. Isso não é estranho??
Acredito que a etiqueta orkutiana permeia sempre o que nós temos em mente, e está constantemente à frente das relações olho-no-olho em sociedade. Tem gente que acha muito mais fácil se comunicar mandando um scrap a falar diretamente. Uma mínima reação no orkut pode desencadear todo um mal-entendido dos grandes, pôr amizades e relacionamentos a perder. Nunca houve uma moda tão forte e influente quanto essa. Também penso ser uma grande babaquice tudo pôr a culpa no pobre orkut. Ele apenas externa o que muita gente quer dizer, mas não diz.
Incrível como o orkut determina as coisas e diagrama as pessoas. Tem gente que leva o orkut tão a sério que vai mais pelas comunidades de alguém que pelo que realmente conhece da pessoa, na convivência. E tem pessoas que se criam inteiras no orkut. Outro rosto, outro coração, outro si.
O orkut é um quase-você, só que de fibra ótica.

Um comentário:

ROQUE RASCUNHO disse...

uma crônica autêntica dos nossos tempos, com a sensibilidade de percebê-los com propriedade e senso crítico ao mesmo tempo. claro que o desfecho foi a bola no ângulo. bj!