terça-feira, 11 de novembro de 2008

Blasé: quando a indiferença vira moda

Confesso que fiquei um tempo pra sacar qual era a desse termo. Sempre o via (com meus olhos pré-conceituosos) muito ligado a assuntos relativos à moda, e inclusive já topei com ele por aqui, na blogosfera. E o tal termo me intrigava, por isso, de curiosa que sou, fui atrás dele e...
Touché!
Não me surpreendi muito quando vi o seu sentido no Oráculo (aka Google). Depois, analisei os textos em que lá estava o vocábulo para melhor assimilá-lo. E grande coisa. Minha reação mesmo ficou por conta de quem adere o estilo blasé como filosofia de vida. Pelamor. Tem coisa mais chata que gente blasé? Se eu tiver lido pouco a respeito, que o blasé dentro de você que agora me lê me repreenda. Mas, até onde li, concluí apenas que minha meta é manter uma distância segura entre mim e um blasé.
Nada para eles é novidade. Se consideram os know-it-all da moda, da música, da arte, e nada lhes causa comoção ou qualquer espécie de reação. Eles são irritantemente estáticos, com suas caras inexpressivas e seus olhares alheios. Como é que uma babaquice em tão alto grau pode virar uma febre? Isto que me intriga. Que graça existe em ser blasé? Na minha leiga opinião, blasé é somente uma justificativa expatriada para ser antipático com uma relativa classe. Preciso inserir aqui que respeito profundamente o direito das pessoas serem fechadas, instrospectivas, não rirem com facilidade - tenho, inclusive, grandes amigos com essas características, e meu namorado até - mas tentar legitimar uma sociopatia com uma palavra francesa não dá. (Nossa, forcei.)
Espero (fervorosamente) que isto, como qualquer outra modinha, esteja com seu prazo de validade às vésperas do vencimento. Não dá pra agüentar por muito tempo gente de nariz em pé que, por crer que pode construir uma bolha ao redor de si, pode conseqüentemente desprezar/ignorar os demais. Egocentrismo tem limite, e este se evidencia quando a excentricidade toma as rédeas da razão.
Fim aos blasés!

4 comentários:

GUARDA-ROUPAS DE HOMEM disse...

estou aderindo...
www.guardaroupadehomem.blogspot.com

Anônimo disse...

Epá muito obrigado!!! ouvia sempre esse termo e não tinha como sabe-lo...viva á internet!!! Viva pessoas assim!!!!

Maycon disse...

Todo mundo é blasé com as coisas que não gosta outras são assim naturalmente. De fato, a pessoas que se tornam irritantes em tempo integral. Mas antes de qualquer julgamento precisamos ouvir as pessoas e tentar entender os motivos da mesma.

Abraços!

Maycon disse...

Todo mundo é blasé com as coisas que não gosta outras são assim naturalmente. De fato, a pessoas que se tornam irritantes em tempo integral. Mas antes de qualquer julgamento precisamos ouvir as pessoas e tentar entender os motivos da mesma.

Abraços!